22 de maio de 2010

Dia Internacional da Biodiversidade - Circuito da Natureza

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de chamar a atenção para a perda de biodiversidade e a recuperação dos habitats e sistemas naturais. Stavros Dimas, comissário Europeu do Ambiente, dissera uma vez que "parar a perda de biodiversidade é uma absoluta prioridade para a União Europeia e um objectivo essencial para a Humanidade".

Integrado na programação da Semana da Biodiversidade, a decorrer no CMIA de Vila do Conde entre os dias 20 a 26 de Maio, este dia foi assinalado com a realização de mais um Circuito da Natureza na área da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo.

A orientação esteve a cargo do Dr. Vasco Cruz, investigador do CIBIO (Centro de Investigação de Biodiversidade e Recursos Genéticos), que nos deu a conhecer algumas particularidades deste ecossistema constitído por diferentes biótopos, tais como dunas, zonas húmidas, áreas florestais e campos agrícolas, e as ameaças a que está sujeito.

Para além da importância a nível da avifauna que caracteriza a ROM, e à qual se deveu o estatuto de primeira área protegida portuguesa, em 1957, foi também destacada a sua biodiversidade em termos de flora dunar associada às dunas litorais, primárias e secundárias, e de espécies de anfíbios que aqui se podem encontrar. Relativamente a estes últimos, o CIBIO pretende criar, em breve, um conjunto de lagoas temporárias com o objectivo de promover a conservação das zonas húmidas e da biodiversidade a estas associada.

Entre outras particularidades, foi também salientada a presença de formações conhecidas localmente por “fieiros”, únicos do ponto de vista geológico, geralmente denominados de “dunas fósseis”.








Sem comentários: