8 de junho de 2011

Dia Mundial dos Oceanos - Oficinas "Constrói o teu algário" e "Aprende a fazer gelatina a partir de algas"

Hoje comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos. A sua celebração teve origem na Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade do Rio de Janeiro em 1992.

A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos no equilíbrio ecológico da Terra.

O aumento da temperatura e do nível do mar e a acidificação dos oceanos, provocados pelas alterações climáticas, constituem novas ameaças à vida marinha e às comunidades das zonas costeiras.

O CMIA de Vila do Conde comemorou este dia com a realização das Oficinas "Constrói o teu algário" e "Aprende a fazer gelatina a partir de algas" com alunos da Instituição Despertar, Formação e Desenvolvimento de Viana do Castelo, onde os alunos aprenderam a identificar diversas espécies de algas existentes no litoral de Vila do Conde, assim como algumas das técnicas usadas para a sua conservação. Participaram também na extracção de agar a partir da alga vermelha Gracilaria sp. onde foram abordadas as propriedades das algas e suas utilizações, nomeadamente na Indústria Farmacêutica, Cosmética e Alimentação.

Sem comentários: